segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

J.M.Almeida Garrett ( 2)

No livro "SANTO THYRSO DE RIBA D'AVE", publicado

em 1902, em Santo Tirso, pelo Club Thyrsense, o autor, Alberto Pimentel escreve:


"Na quinta da Carreira, freguesia de S. Miguel das Aves, que hoje pertence ao concelho de Santo Tirso, estabeleceu residência um dos primeiros sobrinhos do visconde de Almeida Garrett.


Refiro-me a José Maria de Almeida Garrett, que para ali voluntariamente se relegou arrependido e contrito, depois da tragédia Vieira de Castro.


José Maria fez doação da Quinta da Carreira a Dª.Matilde (....) Albuquerque, que em edifício próprio ali fundou, sob os auspícios do doador, o Colégio da Visitação de Santa Maria, onde é ministrado gratuitamente o ensino, havendo, porém, algumas pensionistas de instrução primária e secundária.(...)
A vida dele, em S. Miguel das Aves, decorreu serena e piedosamente, velando pelo Colégio e entregando-se a actos de devoção.


Saía pouco. Foi um ano à Póvoa de Varzim tomar banhos de mar e vinha algumas vezes a Santo Tirso, vila que ele dizia ser a mais bela que conhecia, tanto em Portugal como no estrangeiro.


José Maria, no seu testamento, feito a 24 de Setembro de 1894, declara ter especial devoção com a Sagrada Família ( Jesus, Maria, José) e querer ser amortalhado no hábito de S. Francisco.


Faleceu aos 12 de Julho de 1899."



Arrependido e contrito depois da tragédia Vieira de Castro..., diz o autor. Que tragédia foi essa e qual o papel do nosso Garrett?

Sem comentários:

Enviar um comentário