segunda-feira, 21 de novembro de 2011

S. Miguel e as Aves (6)


No livro comemorativo dos 50 anos da Vila das Aves, "Vila das Aves em livro aberto", no capítulo das Associações, é descrita a Associação de S. Miguel Arcanjo, criada em 15 de Novembro de 1922, tendo como objectivo "promover o culto a S. Miguel Arcanjo, (...) de modo a que todos os associados procurem imitar o Arcanjo na defesa dos valores divinos, procurando o seu aperfeiçoamento cultural, espiritual e moral". O Padre Joaquim da Barca referia, em 1953, ter sido "estabelecida na paroquialidade do padre António J. da Silva Gonçalves" e   que " a sua acção tem-se feito sentir beneficamente nos homens" (é uma associação exclusivamente masculina).

Rodrigo Silva, um avense por opção própria que foi presidente da Associação de S. Miguel e prestigiado correspondente de vários jornais, (tendo pela sua escrita granjeado um estatuto de jornalista de gabarito)  fez pesquisas sobre a vida e a obra do Padre Silva Gonçalves. Disso deu testemunho em conferência nas Jornadas Culturais de Vila das Aves, que está publicada no livro "4ª e 5ª Jornadas Culturais de Vila das Aves". Por aí se confere que o Padre Silva Gonçalves tinha um currículo político notável enquanto membro do Senado, a câmara alta da Assembleia dos Deputados na primeira República.
Conjugando esta informação com outra, também de Rodrigo Silva, de que Luís Gonzaga Mendes de Carvalho foi o primeiro secretário da Associação de S. Miguel e "herdou" o lugar de presidente da mesma até à sua morte e sabendo que desde 1918 aparece ligado à Junta de Freguesia de S. Miguel das Aves, não será caso para pensar que a Associação de S. Miguel Arcanjo teria como objectivo promover a "valorosa luta pela causa de Deus" no campo da política?
Se isto não for só coincidência a representação do guerreiro que melhor se adapta ao S. Miguel ... das Aves é a do santo guerreiro...

Sem comentários:

Enviar um comentário